»» Projetos & Pesquisas




Projeto de Preservação de Linhagens
no Rebanho OB

Cláudio U. Magnabosco (1), Fernando Manicardi (2)


A Marca OB vem desenvolvendo há alguns anos projetos nas áreas de Recursos Genéticos Animais e Melhoramento Genético. Em Recursos Genéticos, grandes esforços e recursos próprios têm sido tomados a mais de 30 anos visando Preservar, Conservar e aumentar a variabilidade genética da raça Nelore.

Na área de Melhoramento Genético, o seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento se concentra nas raças Nelore e Brahman.

A Marca OB considera a variabilidade genética como fundamental para o melhoramento genético da raça Nelore, pois não havendo variabilidade, a resposta a seleção fica comprometida.

Verifica-se, atualmente, um estreitamento da base genética das populações de Nelore, isto é, os reprodutores disseminadores de genes, restringiram-se a um pequeno número de animais. Em níveis elevados, este fato pode acarretar numa diminuição do potencial produtivo desse valioso material genético, com possibilidade de trazer sérias consequências para a pecuária zebuína nacional em médio prazo.

No Brasil, apesar de iniciativas privadas e públicas no sentido de se estabilizar e conduzir Programas de Melhoramento Genético, poucas ações tem sido tomadas no sentido de conservação do Germoplasma de Zebuínos. A Embrapa através de seu Centro Nacional de Preservação de Recursos Genéticos - Cenargen desenvolve muitas pesquisas em conservação e preservação de germoplasma de bovinos, porém focadas às raças "nacionais" de origem ibérica.

Considerando que a raça Nelore é a de maior representatividade no cenário nacional, fazem-se necessário estudos que permitam um melhor conhecimento dessa base genética, assim como manter ações e até aumentar a sua variabilidade genética.

Diversos trabalhos (Magnabosco et al., 1997, Lobo et at, 2002, Faria et al, 2002 e Vozzi et al, 2003) vêm apresentando que a população genética do Nelore atual se restringe ao uso de poucos genearcas e matrizes.

Ciente dessa situação a Marca OB vem desenvolvendo um trabalho baseado nas linhagens introduzidas no Brasil. Além de conservar, a empresa vem usando e multiplicando esse material genético de forma cientificamente orientada contando atualmente com um Banco Ativo de Germoplasma - BAG que contém sêmen desses genearcas e de seus descendentes diretos. Foi feito um trabalho de caracterização genética para uma identificação mais acurada possível do material genético estocado nesse Banco de linhagens da Marca OB ou simplesmente BAG OB.

Atualmente são conservadas, identificadas e utilizadas nas fazendas da Marca OB, 16 linhagens da raça.

A utilização deste Banco de linhagens é realizada através de acasalamentos dirigidos para uma maior fixação das características inerentes a cada linhagem, contribuindo, dessa forma, para aumentar a variabilidade genética do nelore e consequentemente dar sua parcela de contribuição para a bovinocultura de corte brasileira.


(1) Pesquisador da Embrapa Cerrados/Arroz e Feijão, Bolsista do CNPq, Caixa Postal 08223, Planaltina, DF. E-mail: mclaudio@cpac.embrapa.br

(2) Grupo OB, Pontes e Lacerda - MT, Brasil. E-mail: guaporepecuaria@guaporepecuaria.com.br



Consulte-nos: vendas@marcaob.com.br